segunda-feira, 26 de março de 2012

Mas afinal, o que faz uma Personal Organizer?




Olá!
Post diferente e preparem-se... longo!
Muitas pessoas me perguntam sobre o meu trabalho querendo saber o que realmente faz um Personal Organizer. 
Pensando nisso e também para divulgar um pouco mais sobre essa profissão que aqui ainda é pouco conhecida, resolvi escrever sobre o assunto, então vamos lá:
Personal Organizer é um profissional treinado com habilidades específicas para assessorar pessoas que não têm tempo para organizar sua vida doméstica.
O objetivo do profissional é organizar os espaços, aumentando o conforto, praticidade, agilidade, economia, produtividade e bem estar, sempre respeitando o estilo de vida e gostos do cliente, e também auxiliar na elaboração de rotinas domésticas, treinamento de funcionários, etc...
 O cliente de um Personal Organizer é aquela pessoa que sabe que sua vida doméstica precisa de ajustes e não tem tempo para realizá-los.
Tudo muito bonito, mas como isso funciona na prática?
A pessoa entra em contato com o Personal, marca-se uma visita técnica onde se faz um levantamento da necessidade de cada cliente, algumas vezes é para organizar closets e armários, outras vezes para organizar documentos, livros, fotos, CDs, DVDs, outras vezes é para treinamento de empregados domésticos na rotina da casa ou treinamento para lavar e passar roupa, algumas vezes é organização de pré ou pós-mudança, pode-se ainda fazer organização de cozinhas, lavanderias, home office, enfim qualquer espaço da casa.
Esta visita técnica tem a duração de pelo menos 01 hora, ela deve ser bem detalhada, pois é preciso levar em consideração o estilo de vida, hábitos e preferências de cada cliente para que o projeto seja realmente personalizado (afinal não é isso que o nome diz: Organizador Pessoal?).
Feito isso, o profissional elabora um projeto detalhado de organização e um orçamento e assim que aprovado, as partes combinam a data e o serviço é executado.
Geralmente, enviam-se relatórios diários para o cliente, mostrando a evolução do trabalho, com fotos de antes e depois.
Sempre existe uma pessoa responsável pela manutenção daquilo que foi organizado, então ao término do projeto, reserva-se um período para o treinamento desta pessoa nas novas disposições de roupas e objetos, é primordial que todos percebam que a organização é criada para trazer maior funcionalidade ao ambiente e economia de tempo e dinheiro para todos.
É comum também estabelecer um período mínimo de 20 dias e máximo de 30 para que o cliente avalie a organização e verifique se o sistema precisa de alguma adaptação e se necessário, o profissional retorna ao local para que esta adaptação seja feita.
Depois falarei mais sobre o trabalho do Personal com recém casados e pessoas que moram sozinhas, mas por hoje é só porque realmente ficou muito longo!
Beijos a todos, 

3 comentários:

  1. Nossa Ana, que legal!
    Mas as vezes a gente se perde mesmo na organização.
    Estamos tão entretidos com outras coisas, que o provisório vai ficando definitivo!
    Ainda bem que temos profissionais como você, pois a visão espacial da organização é tudo e o olho tem que ser clínico.
    Acho que em breve vou precisar de seus serviços, pois minha vida está complicada.
    Bjs e obrigada pelas dicas!

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    1. Gra,a hora que você pedir estarei aí! bjs

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  2. Adoro seu trabalho!!!
    DEZ!!!
    Ainda preciso de vc....

    BJ!

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